Como Formar um Leitor?

Existe coisa mais divertida que ler? Magia, fantasia e imaginação são apenas alguns dos elementos presentes nesses momentos, muitas vezes inesquecíveis. Porque então, as escolas formam tão poucos leitores e o gosto pelos livros ainda é uma raridade em nosso país?







Qual o contexto desse problema?

Os estudos apontam que o vilão dessa história é sempre o mesmo: misturar a literatura com atividades didáticas. Com razão, os estudantes não gostam quando precisam fazer resumos ou preencher fichas após a leitura de um texto.
Afinal, se a leitura deve provocar prazer e fruição, não há sentido em exigir tarefas que não tenham relação com isso. Estimular as múltiplas interpretações dos alunos privilegiando a construção de sentidos para os textos, estabelecendo relações com a realidade dos alunos e seus conhecimentos prévios e promovendo a construção de seu conhecimento por meio de atividades problematizadoras, deveria ser o objetivo da leitura.















Projetos e atividades de leitura por prazer devem…


.

  • Ser um convite à imaginação;
  • Desenvolver a escuta atenta;
  • Prever situações de leitura em voz alta pelo professor e pelos alunos;
  • Ter como foco a leitura de textos literários;
  • Quando for pertinente, envolver outras linguagens, como música, pintura e cinema;
  • No caso de livros longos, promover a leitura do texto em capítulos (ou em partes), interrompida por desafios para os alunos.
  • Propor a leitura individual para estimular preferências e formar leitores autônomos.

Your Reply