- Ser um convite à imaginação;
- Desenvolver a escuta atenta;
- Prever situações de leitura em voz alta pelo professor e pelos alunos;
- Ter como foco a leitura de textos literários;
- Quando for pertinente, envolver outras linguagens, como música, pintura e cinema;
- No caso de livros longos, promover a leitura do texto em capítulos (ou em partes), interrompida por desafios para os alunos.
- Propor a leitura individual para estimular preferências e formar leitores autônomos.
Como Formar um Leitor?
Existe coisa mais divertida que ler? Magia, fantasia e imaginação são apenas alguns dos elementos presentes nesses momentos, muitas vezes inesquecíveis. Porque então, as escolas formam tão poucos leitores e o gosto pelos livros ainda é uma raridade em nosso país?
Qual o contexto desse problema?
Os estudos apontam que o vilão dessa história é sempre o mesmo: misturar a literatura com atividades didáticas. Com razão, os estudantes não gostam quando precisam fazer resumos ou preencher fichas após a leitura de um texto.
Afinal, se a leitura deve provocar prazer e fruição, não há sentido em exigir tarefas que não tenham relação com isso. Estimular as múltiplas interpretações dos alunos privilegiando a construção de sentidos para os textos, estabelecendo relações com a realidade dos alunos e seus conhecimentos prévios e promovendo a construção de seu conhecimento por meio de atividades problematizadoras, deveria ser o objetivo da leitura.
Afinal, se a leitura deve provocar prazer e fruição, não há sentido em exigir tarefas que não tenham relação com isso. Estimular as múltiplas interpretações dos alunos privilegiando a construção de sentidos para os textos, estabelecendo relações com a realidade dos alunos e seus conhecimentos prévios e promovendo a construção de seu conhecimento por meio de atividades problematizadoras, deveria ser o objetivo da leitura.
No Comments
Projetos e atividades de leitura por prazer devem…
.